O Autor

O Autor
O motivo desta página tem como intuito dar a conhecer nomeadamente aos elementos deste grupo,todas as nossas actividades em conjunto.Em especial o nosso passeio anual que decorre no mês de Setembro.Visa sobretudo estreitar os laços de amizade já existentes.Mas também reforçar e consolidar através destes eventos que queremos que prossigam por muitos anos.Sabemos que não é facil.Os tempos são outros!O individualismo e alguma vaidade estão a sobrepor-se de alguma forma ao colectivo...este sim agente gerador de congregação irmanados pela mesma causa e que se quer...O companheirismo!...

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Bola Nívea

Tenho passado muitas vezes pela marginal de Matosinhos, mas nunca tinha reparado. Hoje, no meu habitual passeio de bicicleta a caminho da praia , parei para descansar um pouco, depois de ter percorrido dez kms bem puxados debaixo de um intenso calor que se fazia sentir. Reparei então numa estrutura de ferro situada no areal da praia, despida e inestética, e logo me lembrei que aquela estrutura suportava em tempos passados uma bola gigante de cor azul com os dizeres "Nívea". Naquela meia hora de permanência, foi um reviver de memórias agradáveis e irrepetiveis. Foi o lembrar de grandes jogos de futebol de praia em pleno inverno, muitas vezes debaixo de chuva e de um frio de "rachar", mas não impeditivo de mesmo assim irmos tomar banho. A risota, originada pela dificuldade em apertar as sapatilhas e o fecho das calças devido ao frio, tarefa muitas vezes conseguida com a ajuda do colega. A satisfação de sabermos que após o jogo iríamos às "Caninhas Verdes" «um tasco que tinha umas iscas como nunca vi, já desaparecido» e outros petiscos petiscos, onde a malta depois de tamanho esforço retemperava as energias gastas no areal. Eu era o único de Vilar, e por isso tinha de ser o primeiro a acordar todos os domingos às oito horas para ir ao Campo Pequeno chamar o pessoal de lá. Éramos cerca de doze «o eléctrico era como se fosso só nosso, mais ninguém viajava aquela hora, e no inverno!... tínhamos dezoito anos, vendíamos saúde...nada nos pegava. Hoje, ao olhar para aquela estrutura com saudade pensei: «no meu tempo esta praia era conhecida pela bola "Nívea" e agora?

1 comentário:

mário disse...

olá Políbio(i, como alguns de nós te chamavamos),
já dei uma olhadela pelo bog e hoje vou deixar aqui apenas um pequeno apontamento e refiro-me ao teu artigo sobre a bola nívea... bem observado e bem escrito.
não desistas das tuas observações e escreve, porque escreves bem.
um abraço
Mário